Sistema de Dupla no Mergulho


É fácil manter contato com o dupla em condições controladas onde a visibilidade é boa e a área limitada, mas manter contato em águas abertas não é tão fácil. Mergulhar é divertido, mas, se você tiver que procurar pelo dupla durante todo o mergulho, perderá um pouco desta diversão.

Se você usar os seguintes procedimentos para não se perder do seu dupla, seu mergulho será muito mais agradável:

  • Concorde em um líder para cada mergulho

  • Discuta o mergulho antes de entrar na água e concorde com o local, propósito, atividade e curso geral que irão seguir debaixo d’água.

  • Mantenha o contato visual com seu dupla , se possível mergulhe lado a lado, dessa forma será mais difícil dos mergulhadores se separem.

  • Estabelecer o rumo do mergulho e se for mudá-lo, avisar para o dupla através de sinais e confirmar que ele entendeu a mudança. Se vocês se separarem, você terá uma ideia geral de onde procura-lo.

Sistema de Dupla no Mergulho

No caso de perda de contato visual com o seu dupla use o “procedimento de dupla perdido”. O procedimento é:

  1. Fique na posição vertical e olhe em todas as direções. Procure por bolhas. Se você estiver em águas com baixa visibilidade (3 metros ou menos), volte ao local onde você viu seu dupla pela última vez e comece a procura-lo.

  2. Suba aproximadamente 3 metros ( 10 pés) e procure seu dupla ou suas bolhas novamente.

  3. Se você não o encontrar, suba lentamente até a superfície depois de um minuto de procura.

  4. Quando chegar à superfície, note sua posição relativa a dois pontos na costa e espere pelo dupla. Quando ele aparecer, voltem para o fundo e continuem o mergulho, se possível.

Use uma das seguintes opções dependendo das circunstâncias: