5 Lugares no Brasil que você precisa fazer seus primeiros mergulhos


Para você que já se aventurou em realizar mergulhos e conhecer a vida subaquática, com certeza teve uma experiência inesquecível. Mas erroneamente algumas pessoas acreditam que ser mergulhador implica em onerosas viagens internacionais.

Felizmente, viagens internacionais não são imprescindíveis para que você realize esse belíssimo esporte radical. No Brasil, podemos encontrar uma vasta lista de lugares propícios aos mergulhadores, sejam eles experientes ou iniciantes na prática.

Existem muitos outros fatores no momento de escolher o local para se mergulhar, sendo determinante o gosto de cada um.

Algumas pessoas mais aventureiras podem querer acampar junto a natureza próximo aos locais de mergulho, já outras pessoas preferem áreas mais urbanizadas para mergulhar e no Brasil isso não é motivo de preocupação, uma vez que nosso país atende a todas as demandas de mergulhadores brasileiros, e também aos turistas que veem do mundo todo para mergulhar em águas brasileiras.

Com a finalidade de apresentá-los às áreas de mergulho nacional, citaremos a seguir 5 lugares no Brasil que você precisa conhecer como mergulhador, lembrando que a lista abaixo é apenas um esboço em vista da quantidade de locais de mergulho espalhados por todo o país.

1 – ILHA DAS CABRAS – ILHABELA -SP

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e está localizada no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de Caraguatatuba.

A maior Ilha marítima do Brasil, conhecida pela prática de esportes náuticos em especial o mergulho, com vários naufrágios e um dos mais belos santuários marinhos, protegidos que é a Ilha das Cabras, onde realizamos os nossos batismos.

Local extremamente visitado pelos mergulhadores, e utilizado por muitas escolas de mergulho para a realização do “batismo” caracterizado pela iniciação da prática pelos leigos. O local tem uma excelente profundidade e visibilidade facilitando a experiência a ser vivida.

O local é protegido por lei, tendo sido proibidas a caça e a pesca desde 1992, sendo conhecida como Santuário Ecológico Submarino.

Mergulhe na Ilha das Cabras, é o lugar ideal para seus primeiros mergulhos! Clique Aqui e saiba mais!

2 – ILHA GRANDE – ANGRA DOS REIS - RJ

Águas cristalinas e de temperatura agradável fazem parte da Ilha Grande, o local é um dos preferidos pelos praticantes de mergulho, sendo conhecido por vários naufrágios de navios piratas ocorridos nos séculos XVI e XIX.

Um dos mais famosos é o naufrágio do navio Pinguino, ocorrido na enseada de Sítio Forte em 1967, quando estava a caminho de Buenos Aires após um curto circuito no navio que culminou em um incêndio.

Embaixo d'água há um mundo colorido de peixes como agulhas, sargentinhos, garoupas, voadores e outros animais como polvos, camarões, estrelas-do-mar, lulinhas, golfinhos, tartarugas e raias vivendo entre pedras e corais que formam um verdadeiro jardim subaquático.

A visibilidade da água varia entre 04 e 20 metros, tendo uma média anual de 12 metros, e profundidade entre 8 e 20 metros, fatores que permitem que se observe as inúmeras espécies de peixes, estrelas do mar, polvos, águas-vivas e outros.

Confira nossa DiviTrip para a Ilha Grande ! Clique Aqui e saiba mais!

3 - LAJE DE SANTOS - SP

Um dos melhores pontos de mergulho do litoral Brasileiro, a Laje de Santos esta situada a 42 km da costa, em frete à cidade de Santos, fazendo parte do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, é o primeiro parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a proteção do ambiente marinho.

É grande a concentração de cardumes de peixes nesta Unidade de Conservação é, provavelmente, o principal fator que leva à ocorrência das Baleias de Bryde avistadas durante o trajeto, bem como grupos de golfinhos que dão um show à parte.

Os principais pontos de mergulho são: Portinho , Naufrágio da Moréia, Piscinas, Parcel das Âncoras, Paredão da Face Sul e Boca da Baleia.

Para quem vive em São Paulo e não tem tempo para longas viagens, Laje de Santos fica a 40 km da capital e possui uma paisagem subaquática maravilhosa. A grande atração para os mergulhadores são as enormes arraias que dividem espaço com os visitantes no período de maio a setembro.

Confira nossa próxima saída para a Laje de Santos ! Clique Aqui e saiba mais!

4 – ABROLHOS - BA

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos fica localizado no sul da Bahia, e possui uma das paisagens mais belas do país. Se visitarmos o local entre os meses de agosto e outubro poderá presenciar um show das jubartes.

O mergulho é um espetáculo à parte, tartarugas marinhas são facilmente observadas. Se você é adepto a este esporte, Abrolhos não pode faltar no seu roteiro.

Com muitos Naufrágios, várias espécies de peixes, grande variedade de corais , o fundo do mar de Abrolhos é belíssimo. Suas águas claras e tranquilas são perfeitas para à pratica do mergulho livre e mergulho autônomo.

O Arquipélago proporcionam aos seus passageiros, um "teaser" do que é a vida no mar com conforto e segurança. As embarcações da Apecatu estão preparadas para receber mergulhadores, entusiastas do living aboard e da natureza.

Confira nossa próxima DiveTrip para Abrolhos ! Clique Aqui e saiba mais!

5 - FERNANDO DE NORONHA - PE

O Arquipélago de Fernando de Noronha é o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros.

A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes.

A boa visibilidade aos mergulhadores e temperatura da água entre 25 a 28° garante ao visitante uma experiência agradável e confortável. Outro diferencial em Fernando de Noronha é que nos mergulhos é possível visualizar embarcações naufragadas, além dos mais variados peixes de diversos tamanhos e cores.

No Arquipélago, existem 16 pontos principais para a prática de mergulho.

Faça seu curso com a Arte Academia Dive, que seu batismo será em Ilha das Cabras!


#viagensdemergulho

552 visualizações

Arte Swim And Dive - CNPJ: 00.738.579/0001-94 - Bairro do Alto da Lapa - São Paulo - SP

WhatsApp +55 11 98822-9887 * e-mail.: arteacademiadive@gmail.com

Arte Academia Dive - NAUI

Como pioneira  na educação  de mergulho, a NAUI tem desenvolvido muitos programas e conceitos  aceitos por toda indústria. A NAUI tem constantemente no sentido de aumentar a segurança do mergulho através de atualizações nos programas e Standard da Associação.   

© 2015 Arte Academia Dive. Produzido por Easy Comunicação e Mídia para PME.