top of page

Conheça o Esporte Mergulho Autônomo


O mergulho autônomo é o mais original esporte de aventura do planeta!

No mundo subaquático, você poderá prestar atenção à beleza delicada de pequenos peixes enquanto circula em torno de um recife de coral colorido, até encontrar grandes criaturas inofensivas.

Mergulho, um esporte incrível

Você pode experimentar durante um mergulho a emoção do olho no olho com uma tartaruga, baleia, ou raias e manta.

Com um pequeno treinamento você pode compartilhar suas experiências com a sua família e amigos através de uma filmagem subaquática.

Como mergulhador você pode aprender histórias de tesouros perdidos e cidades submersas.

O mergulho é um esporte de aventura que você pode praticar quase em qualquer lugar do mundo.

Das diversas praias de nosso litoral, cavernas em Bonito, represas, naufrágios, costas, paredões, a grande barreira de corais. Onde há água, normalmente há mergulho.

Contanto que você esteja em boa saúde e tenha ao menos o curso de mergulho básico, você pode mergulhar quando quiser.

Embora pareça que tenha muita informação para aprender a mergulhar, você não precisa ser um perito para desfrutar de um mergulho.

Há mergulhos que são mais avançados e desafios que pode escolher experimentar depois, mas os fundamentos básicos para mergulhar já lhe permitirão começar suas aventuras subaquáticas até 18 metrôs de profundidade.

Para aproveitar o mergulho onde você quiser, você precisará aprender a usar equipamentos de mergulho.

O equipamento poderá parecer complicado a princípio, mas é muito simples o uso.

As aptidões para ser um mergulhador

Aptidão é a habilidade de encontrar-se com as demandas físicas em dia para qualquer prática esportiva.

Aptidões de um Mergulhador

Significa que você precisa de uma boa habilidade aquática, como capacidade de nadar pelo menos 200 metros ininterruptos sem nadadeiras ou outra ajuda.

Isto demonstra a aquática necessária para estar confortável na água. Depois, você precisará desenvolver aptidão com as nadadeiras e executar outros exercícios na água.

O que se aprende em um Curso de mergulho Autônomo

Ter uma boa desenvoltura com o respirador é fundamental para ser um bom mergulhador. Você tem que saber o propósito do uso da máscara, do respirador e das nadadeiras.

  • Você será apresentado aos exercícios de mergulho livre, que poderá praticar também apenas com os equipamentos básicos (mascara, snorkel e nadadeiras).

  • Aprenderá os passos para montar e testar seu equipamento de mergulho.

  • Aprenderá os passos para a colocação do equipamento autônomo.

  • Conhecerá os métodos de entrar e sair da água.

  • Será apresentado aos exercícios de máscara e regulador que irá aprender durante o curso prático.

  • Aprenderá sobre o controle de flutuabilidade.

  • Sinais e comunicação de mergulhadores

  • E será apresentado aos exercícios de segurança que você aprenderá durante todo seu curso.

Usar equipamentos em uma piscina ou em algum outro local de águas confinadas é diferente, pois a finalidade principal do equipamento de mergulho é ser usando em águas abertas.

Para você mergulhar, deve combinar seu conhecimento do ambiente subaquático com a habilidade de controlar seu equipamento em uma grande variedade de condições.

Você tem que ter a confiança e a habilidade para operar o equipamento através do tato, porque sua máscara restringirá um pouco seu campo de visão.

Em seu curso de mergulho NAUI, você aprenderá os conceitos do mergulho, mas você só se tornará um mergulhador adquirindo experiência e fazendo os treinamentos.

Certificação de Mergulhador

Por não haver nenhuma lei que governa o mergulho recreativo na maioria dos países, os profissionais que trabalham na indústria do mergulho concordaram com determinados padrões mínimos de treinamento para mergulhadores esportivos.

Você deve seguir esses padrões para poder receber a certificação. Sua credencial permitirá a você utilizar os serviços do mergulho, tais como alugar um cilindro, ou equipamentos completo ou mergulhar em uma operadora. Os diferentes níveis de certificação demonstram o conhecimento do mergulhador.

Níveis diferentes de certificação de mergulho significam conhecimento especial adquirido.

Depois que você completar o curso básico, você estrá apto a ingressar no curso avançado ou em cursos de especialidades.

Por exemplo, você pode querer fazer curso de mergulho noturno ou de fotografia subaquática. Também há cursos de naufrágio, caverna e muitos outros.

Seu instrutor provavelmente aprendeu a mergulhar em um curso semelhante ao seu.

Além disso, seu instrutor completou cursos de liderança, como curso de resgate, antes de ser concedido uma certificação de instrutor, seu instrutor também completou um curso exigente em técnicas instrutivas e foi exigido demonstrar o conhecimento de habilidades a uma equipe de avaliadores credenciados pela NAUI.

Curso de Mergulho

305 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page