Consciência de Mergulho: Uma Habilidade


A conscientização espacial é tão fundamental quanto uma boa dinamização, e aprender a gerenciar-se debaixo d'água irá ajudá-lo a mergulhar de forma mais segura em maneiras que você talvez não tenha considerado.

Consciência de Mergulho: Uma Habilidade

Embora seja tão fundamental como uma boa dinamização, raramente a consciência do mergulho é ensinada. Aqui está o que você precisa saber para acompanhar você mesmo debaixo d'água.

Você usa a consciência durante quase todos os momentos de vigília da sua vida, mas, muitas vezes, desaparece debaixo d'água se estiver admirando um recife de coral ou for hipnotizado pelo enorme tubarão-baleia que simplesmente passou. A consciência do mergulho pode ser dividida em três componentes distintos, mas interligados: autoconhecimento, consciência global e consciência situacional, que considera ações futuras. Vamos dar uma olhada em cada um.

Autoconsciência no Mergulho

A autoconsciência se relaciona com você e seus equipamentos. Você se sente de cabeça clara? Você está se sentindo calmo e relaxado? Você está confortável com as condições ambientais do mergulho, como atual, temperatura, visibilidade, etc.?

Estar ciente de não só o seu estado mental, mas também os estados da suas engrenagens antes de começar um mergulho podem ajudar a manter um inconveniente ou uma ligeira preocupação de se transformar em um grande problema debaixo d'água.

Consciência Global no Mergulho

A consciência global significa prestar atenção ao que está ao seu redor enquanto você está mergulhando. Além de olhar ao redor, você também deve olhar acima e abaixo de você. Onde você está no site de mergulho? Onde estão seus amigos e grupos de mergulho? Isto é especialmente importante em um site de mergulho lotado. Talvez você tenha se juntado acidentalmente a outro grupo de mergulho e agora está seguindo o guia de mergulho errado enquanto seu guia está procurando por você freneticamente. Mantenha uma distância segura de rochas e corais frágeis, e sempre saiba onde seu corpo e tanque estão em relação ao meio marinho.