top of page

Consciência de Mergulho: Uma Habilidade


A conscientização espacial é tão fundamental quanto uma boa dinamização, e aprender a gerenciar-se debaixo d'água irá ajudá-lo a mergulhar de forma mais segura em maneiras que você talvez não tenha considerado.

Consciência de Mergulho: Uma Habilidade

Embora seja tão fundamental como uma boa dinamização, raramente a consciência do mergulho é ensinada. Aqui está o que você precisa saber para acompanhar você mesmo debaixo d'água.

Você usa a consciência durante quase todos os momentos de vigília da sua vida, mas, muitas vezes, desaparece debaixo d'água se estiver admirando um recife de coral ou for hipnotizado pelo enorme tubarão-baleia que simplesmente passou. A consciência do mergulho pode ser dividida em três componentes distintos, mas interligados: autoconhecimento, consciência global e consciência situacional, que considera ações futuras. Vamos dar uma olhada em cada um.

Autoconsciência no Mergulho

A autoconsciência se relaciona com você e seus equipamentos. Você se sente de cabeça clara? Você está se sentindo calmo e relaxado? Você está confortável com as condições ambientais do mergulho, como atual, temperatura, visibilidade, etc.?

Estar ciente de não só o seu estado mental, mas também os estados da suas engrenagens antes de começar um mergulho podem ajudar a manter um inconveniente ou uma ligeira preocupação de se transformar em um grande problema debaixo d'água.

Consciência Global no Mergulho

A consciência global significa prestar atenção ao que está ao seu redor enquanto você está mergulhando. Além de olhar ao redor, você também deve olhar acima e abaixo de você. Onde você está no site de mergulho? Onde estão seus amigos e grupos de mergulho? Isto é especialmente importante em um site de mergulho lotado. Talvez você tenha se juntado acidentalmente a outro grupo de mergulho e agora está seguindo o guia de mergulho errado enquanto seu guia está procurando por você freneticamente. Mantenha uma distância segura de rochas e corais frágeis, e sempre saiba onde seu corpo e tanque estão em relação ao meio marinho.

Quando é hora de ascender, tome um momento para procurar e escanear a superfície da água, especialmente se houver algum trânsito de barco na área. A falta de consciência global pode ser tão inofensiva e embaraçosa quanto (espero que gentilmente) chute seu amigo na cabeça - todos nós já fizemos isso em algum momento. Mas a falta de atenção ao seu ambiente também pode levar a ascensões perigosas e danos ao meio marinho. À medida que você monitora sua própria localização em relação ao seu ambiente, procure também o seu amigo.

Curso de Mergulho - Arte Academia Dive

Consciência Situacional no Mergulho

A percepção situacional pode significar antecipar o ponto quando você gira um mergulho usando a regra básica dos terços para seu gerenciamento de gás. Ou pode significar a consciência de que você está se aproximando de um tempo de turno. Também pode ser uma consciência de que seu mergulho foi um pouco longo. Ou que você está se aproximando do fim da maré baixa, então você pode querer voltar para o seu ponto de partida antes que a corrente apanha. A consciência situacional pode significar tudo isso e mais, por isso, manter um olho nas condições durante um mergulho é a chave.

Os bons mergulhadores técnicos usam seu SPG apenas como uma confirmação da quantidade de gás que eles deixaram - eles devem ter uma idéia de quanto gás eles têm em qualquer ponto durante o mergulho. Os mergulhadores recreativos podem fazer o mesmo e antecipar como o consumo de gás mudará com a profundidade. Isso significa que não haverá risco de encontrar-se baixo no ar a 100 pés (30 m), por exemplo.

Todos esses tipos de consciência são instintivos em sua vida cotidiana. Você deve aprimorá-los e praticá-los juntos durante seus mergulhos, de modo a ser útil subaquática. Os instrutores devem ensinar a consciência de mergulho a partir do primeiro mergulho. Depende de você manter as habilidades em cada mergulho subseqüente até você desligar essas barbatanas para sempre. Com a prática, a consciência do mergulho se tornará tão integral quanto o controle de flutuabilidade. Estar consciente tornará você um amigo melhor e um mergulhador mais seguro e seguro. E isso só pode ser uma coisa boa.

Curso de Mergulho

272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page